Nós estamos felizes ao ver que decidiu utilizar a Debian. Nós estamos certos que você não encontrará distribuições iguais a Debian. Debian traz sempre qualidade em softwares livres desenvolvidos ao redor do mundo, integrando-os em um todo. A união é verdadeiramente maior entre as partes.
A distribuição Debian GNU/Linux possui um grande número de pacotes. Cada pacote
consistem em executáveis, scripts, documentação, e informações de configuração.
Cada pacote possui um mantedor que é responsável por aquele pacote. Deste meio,
Debian cresce escalavelmente. Qualquer um que aceitar o Debian Social Contract
pode se tornar um novo mantedor. Qualquer
mantedor pode introduzir novos softwares na Debian -- desde que conheça
nosso critério de software livre, e o pacote siga nossos padrões de
qualidade.
A Debian Free Software Guidelines
é uma
declaração clara e concisa dos critérios da Debian para software livre.
Ele é um documento muito influente no Movimento de software livre, e
prove a base das Regras do Software livre de código aberto
.
Somente Debian possui a especificação extensiva de nossos padrões de qualidade,
o Debian Policy
. Este documento define
a qualidade e padrões para desenvolvermos os pacotes Debian.
Para proteger seu sistema de cavalos de Tróia e outros softwares malignos, Debian verifica quais pacotes vieram de seus originais mantedores. Os empacotadores da Debian tem grande preocupação em configurar os pacotes de maneira segura. Se problemas de segurança surgirem com pacotes transportados, as correções são disponibilizadas rapidamente. Simplesmente atualizando seu sistema periodicamente, você estará copiando e instalando as correções de segurança.
Para informações gerais sobre Debian, veja a FAQ Debian
.
Este documento é periodicamente alterado. Verifique sempre o endereço Debian 2.1 pages
para novas atualizações sobre a versão 2.1.
Versões atualizadas do manual de instalação estão disponíveis na área das páginas do manual de instalação oficial
.
Este documento é utilizado para servir como primeiro manual para usuários Debian. Ele tenta fazer um pouco de referências como possível sobre o nível de experiência do leitor. No entanto, é assumido que você possui conhecimentos gerais de hardware.
Usuários experientes podem encontrar referências importantes neste documento, incluindo o mínimo de espaço de instalação, detalhes de hardwares suportados pelo sistema de instalação Debian, e muito mais. Eu encorajo usuários experientes a ler o restante deste documento.
Em geral, o documento é organizado de forma linear, de acordo com os passos do usuário durante o processo de instalação. Aqui estão os passos, e as seções destes documento que correspondentes a estes passos.
dbootstrap
para configuração inicial do
sistema, Capítulo 7,
Seções Introdução ao dbootstrap
, Secção 7.1 a ``Configurar a Rede'', Secção 7.12.
dselect
, em Instalando o resto de seu sistema, Secção 7.23.
Uma vez que tenha seu sistema instalado, você pode ler Próximos passos e para onde ir a partir daqui, Capítulo 8. Este capítulo explica onde procurar mais informações sobre Unix, Debian e como trocar seu Kernel. Caso desejar criar seus próprios discos de instalação a partir dos fontes, de uma olhada em Informações técnica sobre os disquetes de inicialização, Capítulo 9.
Finalmente, informações sobre este documento e como contribuir para sua melhoria, pode ser encontrado em Administrivia, Capítulo 10.
Eu tenho certeza que você já deve ter visto muitos contratos de licenças de muitos Softwares comerciais - Eles dizem que você somente pode usar e instalar uma cópia do programa em um computador. Com o sistema operacional Linux Debian/GNU é diferente: nós incentivamos você a colocar uma cópia em cada computador na sua escola, comércio, empresa. Empreste aos seus amigos, e ajude aquelas pessoas que querem instala-lo em seus computadores. Você pode sempre fazer várias cópias do Debian e vende-las (com algumas restrições). Isto porque o Debian é baseado no Software Gratuito(free).
Software livre não que dizer que não tem direitos autorais, e não significa que o CD que esta adquirindo não possui custos. Software livre, em parte, refere a licenças de programas individuais que não requerem pagamento de licenças para seu uso ou redistribuição. Ele é o meio que qualquer um pode extender, adaptar, e modificar o programa, e distribuir os resultados de seu trabalho sem problemas. [1]
Muitos dos programas no sistema são licenciados sobre o termo da GNU General
Public Licence, ou GPL. A GPL requer que você faça o código fonte
dos programa estarem disponíveis a qualquer um que distribuir o programa;
isso assegura que você, usuário, possa modificar o programa. Assim, nós
incluímos o código fontes de todos os programas no sistema Debian.
[2]
Existem outras diversas formas de direitos autorais e licenças de softwares usada
pelos programas na Debian. Você pode encontrar estes direitos autorais e
licenças em cada programa verificando o arquivo /usr/doc/nome-do-pacote/copyright
após instalar seu sistema.
Para mais informações sobre licenças e como Debian decide o que é livre o
bastante para ser incluido na distribuição principal, veja Regras do Software Livre Debian
.
A mais importante notícia legal, é que este programa vem sem garantias. Os programadores que tem criado este programa, tem o feito em beneficio da comunidade. Nenhuma garantia é feita sobre qualquer atendimento do software a um determinado propósito. No entanto, desde que o programa é livre, você pode modificar o software para atender suas necessidades -- e assim desfrutar dos benefícios daqueles que liberaram os programas deste modo.